O que é hospedagem VPS
Em busca de um host? Saiba o que é hospedagem VPS e quais são suas vantagens, desvantagens e se é indicada para seu site, blog ou loja virtual.
Continuando nossas explicações sobre tipos de hospedagem (semana passada falamos sobre hospedagem compartilhada), vamos falar sobre a hospedagem VPS.
Neste post você verá uma explicação sobre o que é hospedagem VPS, além de vantagens e desvantagens. Vamos lá!
Índice
O que é hospedagem VPS
Um VPS, ou Virtual Private Server (Servidor Virtual Privado), é, basicamente, uma hospedagem intermediária entre compartilhada e dedicada. Mas como ela funciona?
Bom, um VPS é um servidor físico particionado em vários servidores, sendo que cada servidor funciona como se fosse uma hospedagem dedicada, que pode ser administrado de forma independente. Ou seja, um servidor VPS é um servidor virtualizado que possui recursos semelhantes aos de um dedicado (porém inferiores, e o custo também é bem menor) e também compartilha recursos com outros clientes como um compartilhado (mas o total de clientes dividindo o servidor é muito menor, e além disso um cliente não interfere no outro como acontece em servidores compartilhados).
Quando optar por uma hospedagem VPS
Normalmente um VPS é contratado quando uma hospedagem compartilhada não está mais dando conta. Por exemplo, se você tem um blog que passou de 10 mil visitas por dia, provavelmente ele estará começando a ficar instável no servidor compartilhado – e como não há muitas opções de upgrade num compartilhado, a saída é partir para um servidor virtual, que é um investimento superior mas evitará dores de cabeça.
Se você está começando seu projeto agora, a não ser que esteja planejando alguma ação ou campanha que trará um tráfego e/ou processamento de dados muito alto logo de cara, uma hospedagem compartilhada deverá ser o suficiente.
Vantagens de uma hospedagem VPS
Um VPS é um ótimo remédio para dor de cabeça! Saiba as principais vantagens:
- Baixo custo: Em comparação a uma hospedagem dedicada, um VPS é muito barato.
- Estabilidade: Com a configuração certa e, é claro, se seu site/aplicativo estiver bem otimizado, você dificilmente verá seu projeto fora do ar.
- Segurança: Além da estabilidade, justamente pelo fato de o compartilhamento de recursos entre clientes ser bem menor que em um host compartilhado (além de um cliente não interferir no outro) a segurança também é maior.
- Rapidez: A velocidade de carregamento das páginas é bem mais rápida.
- Hospedagem cloud: Você sabia que VPS e servidor cloud são basicamente a mesma coisa? Um cloud pode ser resumido em um VPS configurado para ter uptime de 100% (se um servidor cai, ele é transferido na hora para outro servidor). Muitas empresas vendem hospedagem cloud sem esse recurso (claro, há outras diferenças, mas conceitualmente essa deveria ser a essencial), logo você estaria assinando um VPS.
- Personalização: Você tem controle do servidor, então poderá instalar softwares e aplicações quando necessário, além de solicitar upgrades de recursos.
Desvantagens de uma hospedagem VPS
Claro, nem tudo é só vantagem. Veja algumas das principais desvantagens:
- Administração e gerenciamento do servidor: É preciso um nível técnico de conhecimento mais elevado para tomar conta de um VPS. Em alguns casos a responsabilidade do gerenciamento é totalmente do cliente, que precisa se preocupar com questões de segurança, backup, atualizações, instalações etc.
- Preço: Sim, colocamos que o baixo custo é uma das vantagens… mas isso depende de alguns fatores. Suporte, gerenciamento e recursos podem elevar bastante o preço de seu VPS, que ainda assim será mais barato que um dedicado.
Contratar hospedagem VPS
A WOWF oferece hospedagem compartilhada, com foco em WordPress, e também temos planos de VPS. Confira!