NGINX ou Apache: qual é o melhor para WordPress?

Está na dúvida entre escolher NGINX ou Apache para hospedar seu WordPress? Entenda as principais diferenças e qual é a opção mais vantajosa!

É preciso levar muitas coisas em consideração no momento de criar e desenvolver um web site. Além da plataforma de gerenciamento de conteúdo e o design, outro ponto muito importante é o servidor que hospedará o seu projeto – como NGINX ou Apache.

Especialmente se você for utilizar o WordPress, excelente plataforma que infelizmente consome muitos recursos do servidor.

Sendo assim, o desempenho do servidor de hospedagem fará toda a diferença para o seu web site.

E se tratando de servidor, as duas opções mais populares do mercado têm características distintas que impactam diretamente a performance do seu site.

NGINX e Apache: O que são e quais as principais diferenças?

Para quem quer otimizar ao máximo a velocidade, estabilidade e o desempenho de seu site, é essencial escolher o servidor certo para seu projeto.

Conforme citamos acima, atualmente no mercado as opções de servidor web mais populares são o NGINX e Apache.

A seguir falaremos mais um pouco sobre suas origens e as principais características – de maneira menos técnica possível para facilitar o entendimento sobre um tema tão complexo.

Confira:

Apache

logo do Apache

Desenvolvido em 1995 pela empresa Apache Group, o Apache era, até pouco tempo, o servidor mais utilizado da internet, de acordo com informações levantadas pela W3Techs.

O Apache é uma aplicação de código livre muito utilizada sobretudo em hospedagens compartilhadas, especialmente naquelas que oferecem os recursos cPanel e WHM para seus clientes. 

A aplicação também suporta o famoso arquivo de regra .htaccess que possibilita o usuário criar regras específicas para seu projeto.

O Apache gerencia diversos módulos que adicionam funções simultâneas em múltiplos processos para manter a conexão de formas diferentes. E esse um dos seus principais diferenciais, pois os administradores do servidor podem adicionar critérios distintos para cada conexão.

NGINX

logo do NGINX

O NGINX é um web server de código aberto, desenvolvido em 2002 e publicado oficialmente em 2004.

A aplicação foi desenvolvida em um desafio chamado C10K, que pedia para os participantes desenvolverem um servidor que aguentasse 10 mil conexões simultaneamente.

A principal diferença desse servidor para o Apache é que o NGINX conta com uma arquitetura baseada em eventos.

Com essa tecnologia o servidor é capaz de aguentar uma grande quantidade de conexões simultâneas, proporcionando mais velocidade e flexibilidade aos servidores, além de executar processos de forma assíncrona.

Por exemplo, no NGINX vários eventos podem ocorrer ao mesmo tempo. Já no Apache, os processos acontecem por meio de threads, ou seja: para um processo acontecer, o anterior deve ter sido concluído.

O NGINX pode ter várias funcionalidades e ser utilizado como servidor HTTP, stream, Proxy Reverso, servidor de e-mail e muito mais.

Qual é o melhor servidor web para WordPress?

De maneira geral, o NGINX é o melhor servidor web para o WordPress.

Isso porque a aplicação oferece mais velocidade e desempenho para o web site, especialmente se projeto receber muitos acessos simultâneos.

Embora o Apache seja muito utilizado em hospedagens compartilhadas, e oferece ferramentas como cPanel para os usuários, o NGINX é a opção para quem deseja otimizar ao máximo o desempenho de seu servidor e, consequentemente, web site.

Principais vantagens do NGINX para o WordPress

O NGINX apresenta algumas vantagens importantes em relação ao seu principal concorrente, o Apache. 

Veja quais são:

Mais velocidade e menor consumo de RAM

Esse servidor web conta com uma arquitetura baseada em eventos e, por isso, as requisições são realizadas com mais velocidade já que essa arquitetura aproveita melhor a memória e os recursos da CPU.

Configuração e manutenção facilitadas

O NGINX é mais organizado que o Apache, então é mais fácil configurá-lo e mantê-lo.

Por exemplo, enquanto no Apache há um (ou mais) .htaccess por projeto, no NGINX tudo é centralizado em um único arquivo nginx.conf.

Cache FastCGI

O NGINX permite armazenar em cache automaticamente uma versão HTML estática das páginas do seu site usando o módulo FastCGI, que é muito mais vantajoso que os famosos plugins de cache para WordPress.

Isso porque o servidor exibirá um a versão em HTML estático para todas as solicitações às páginas do seu site sem fazer requisições ao PHP e banco de dados do site nem mesmo quando o cache é gerado pela primeira vez.

Por outro lado, em um servidor Apache você deverá utilizar um plugin como o WP Super Cache, que faz todas requisições para gerar o cache de uma página pela primeira vez. Assim, em momentos de muitos acessos simultâneos, o servidor acaba ficando sobrecarregado.

Escalabilidade para projetos grandes

Um dos principais diferenciais do NGINX em relação ao Apache é o balanceamento de carga, que permite a distribuição das requisições de serviço entre os servidores.

Quando há um aumento de requisições, como acontece quando o tráfego do site aumenta, o NGINX redireciona o fluxo para outros servidores alocados dentro do arquivo de configuração.

Como resultado, o site consegue suportar milhares de acessos ao mesmo tempo sem sobrecarregar o servidor.

Sendo assim, esse é um recurso de suma importância para quem deseja ter um site com alta disponibilidade e alta performance.

Use NGINX!

Como você pôde ver, o NGINX é melhor para o WordPress por otimizar o servidor e permitir acessos simultâneos sem sobrecarregar o servidor.

Aqui na WOWF, nossos planos de hospedagem utilizam o NGINX já com tudo instalado e configurado para WordPress.

Assim, ao hospedar o seu site com a gente você garante mais estabilidade e velocidade para o seu projeto.

Por WOWF em 6 de julho de 2021

Hospedagem Premium para WordPress

Serviço Ultra Gerenciado para você não ter trabalho nenhum.