Saiba mais sobre hospedagem e registro de domínio
Tire suas dúvidas sobre como escolher uma hospedagem e também um domínio para seu site. Saiba o que você deve procurar (e evitar também)!
O mundo da internet tem semelhanças com a realidade a que estamos habituados e onde caminhamos todos os dias. Embora no espaço digital as lojas não sejam físicas, elas também têm o seu próprio nome e sua morada específica e única.
Uma diferença óbvia é que na realidade física você tem de viajar e se deslocar e, no espaço virtual, pode fazer tudo sem sair de casa.
Quando decidimos fazer parte do mundo digital e criar a nossa presença online, com a nossa própria morada e espaço designado ao nosso negócio, chegou o momento de ter o seu próprio site.
Existem muitos benefícios em ter um website, como por exemplo facilitar o relacionamento contínuo com o seu cliente e potencializar o número de vendas.
Para ter o seu site online você precisa ter um domínio e escolher um serviço de hospedagem, para que possa ser encontrado no mundo digital.
Depois, para ter sucesso precisa oferecer uma visita à sua “casa” que é agradável, rápida e segura. Estes são alicerces fundamentais para criar um site e uma presença de sucesso.
Índice
Diferença entre domínio e hospedagem
O domínio é o seu nome na internet e funciona como a sua morada digital, onde pode ser encontrado.
É um nome único, que só você possui e que foi registrado, sendo este um dos primeiros passos para começar a sua presença no mercado online.
Por outro lado, é a hospedagem que permite que o seu site, já com o seu nome único registrado, esteja disponível online.
Basicamente, sem hospedagem o seu site não está online. A hospedagem armazena os dados do seu site num servidor, e quando o usuário digita o seu nome, a sua “loja” aparece no ecrã, tudo como que por magia.
O nome adequado e a hospedagem certa para si, são fundamentais para garantir o seu site online sem problemas, 24 horas por dia e que inclui outros aspectos importantes, como segurança, atualizações e manutenção.
Uma boa hospedagem é um investimento para uma carreira de sucesso online.
Criando um nome para registrar o domínio
É um processo relativamente simples e pode ser feito todo online. Contudo existem alguns truques e desafios, como por exemplo o nome é de quem o registra primeiro.
Então, não adie este processo, de forma a garantir o seu nome, a sua identidade comercial e evitar que outros o possuam. O processo de registro passa inevitavelmente por verificar quais os nomes que estão disponíveis.
Depois do nome, segue-se a escolha da terminação. As mais populares e recomendadas são .com ou .com.br. Mas há muitas outras, como .org, .info, .edu, .biz etc.
Tenha em conta que quando compra o seu domínio, o seu endereço é único com a extensão que escolheu. Mas o mesmo nome pode ser comprado por outra pessoa ou entidade, com outra terminação.
Normalmente, os sites onde pode registar o nome também oferecem serviço de hospedagem. No entanto, há muitas pegadinhas com descontos de preços pagos à vista, por exemplo.
Por exemplo: muitas empresas dão um desconto no primeiro ano, e no ano seguinte você poderá pagar muito mais caro que o normal na hora da renovação.
Escolhendo uma hospedagem
De forma simples e direta, sem hospedagem o seu site não está “no ar”, ou seja, online.
Avalie as suas necessidades e considere o potencial de crescimento e mudanças que pode vir a precisar fazer no futuro.
Se começa com um pequeno negócio mas acredita que vai crescer e as suas necessidades vão mudar, então escolha um servidor que ofereça upgrades, pois o processo pode ser mais fácil dentro da mesma plataforma.
O processo de avaliar as suas necessidades específicas e ainda considerar a possibilidade de futuras mudanças é muito importante.
Faça as perguntas certas sobre hospedagem. Pesquise bem, assegurando que vai poder satisfazer o que precisa a curto e talvez a médio ou longo prazo.
Existem vários planos, desde os mais simples e básicos (e mais baratos), até outros com opções personalizadas. Seja qual for a sua escolha, considere três atributos que a hospedagem deve incluir:
- uma maior velocidade de carregamento do seu site
- segurança com o certificado SSL/TLS
- suporte que realmente sabe o que faz
É definitivamente recomendado escolher um plano de hospedagem que inclui certificado SSL/TLS (principalmente se for grátis, como nos planos da WOWF), o que significa que já contempla um tema extremamente importante: Segurança.
Saiba porque este assunto é tão importante e relevante também para o sucesso do seu negócio a seguir!
Segurança, segurança, segurança
Todo o mundo que está investindo e interessado em expandir e otimizar a experiência digital, tem como grande foco o tema da segurança.
Tal como no mundo exterior, existem versões digitais que equivalem a fechaduras, cadeados e outros sistemas mais elaborados de segurança.
Os ataques criminosos continuam e são mesmo reais. Não facilite.
O que é Certificado SSL/TLS?
Ao obter este certificado para o seu site, o “s” de segurança será adicionado ao endereço do projeto, transformando http em https.
Dependendo da natureza do seu negócio e do tipo de informação que troca com o seu cliente, pode-se optar pelo tipo de certificado que mais se adequa às suas necessidades.
Vale lembrar que o Google considera certificado de segurança como um fator de ranqueamento também.
Pois é, o Google passou a distinguir sites que têm SSL e não têm, e isso é um fator de medida que conta para o ranqueamento dos sites que surgem nos motores de pesquisa.
Senhas fortes são essenciais
O tema é tão sério e real que foi criado o Dia Mundial da Senha.
A iniciativa da comunidade internacional de segurança cibernética pretende educar e alertar para a importância de criar bons hábitos relacionados com senhas.
Uma senha segura deve ter pelo menos 16 caracteres, com uma mistura de letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos.
Se deseja automatizar este processo, é possível usar um gerenciador de senhas automático, e facilitar a sua vida ao mesmo tempo que reforça a sua segurança e a do mundo digital.
Afinal, cabe a cada um de nós contribuir para a segurança que todos queremos.
Quanto custa a hospedagem e o domínio?
É costume no mundo digital encontrar todo o tipo de opções e preços. Portanto, os serviços de registro de nome e hospedagem não são excepção. Mas não se iluda, não espere a mesma qualidade de serviço pagando zero.
Se quer começar gratuitamente, é muito provável que o seu site vai exibir janelas pop-up ou banners, e que a capacidade de armazenamento e memória seja bastante limitada.
Por exemplo, o custo de hospedagem na WOWF começa a partir de R$ 19,90. E o domínio custa em torno de R$ 40,00 por ano.
Conclusão
É simples: você precisa de um nome para o seu site e a terminação (ou seja, a extensão do domínio). Registre para garantir que essa combinação é sua.
Para lançar o seu site, você precisa da hospedagem, ou seja, o serviço que vai armazenar os seus dados virtuais e fazer com que o seu site apareça no dispositivo do usuário.
Considere fatores essenciais como segurança, velocidade e em oferecer uma experiência agradável ao usuário.
Meça vantagens e desvantagens entre opções gratuitas e planos que implicam um investimento mensal.
Ter uma presença online tem muitos benefícios e vale a pena refletir para escolher o melhor para si e para a visão do seu negócio.
Crédito das imagens: Freepik.