Hospedagem barata vale a pena?
Procurando por uma hospedagem barata para seu projeto? Confira algumas sugestões e analise o melhor custo-benefício para você!
A resposta para a pergunta “Hospedagem barata vale a pena?” é: “Depende”. Isso porque “barato” implica em “limitado”.
De qualquer forma, há duas boas opções para seu bolso e iremos comentar sobre ambas aqui nesse post, além de uma dica extra sobre economia com hospedagem. Vamos lá?!
Índice
Hospedagem barata
Antes de escolher um plano de hospedagem, é preciso saber mais sobre seu projeto, afinal, uma hospedagem de baixo custo significa ter poucos recursos – e se seu site ou aplicativo, por exemplo, for muito pesado, acessado ou precisar de algumas configurações específicas, você não deve pensar no preço em primeiro lugar, e sim nos recursos necessários para que ele funcione bem.
Aliás, no geral não deve-se pensar no preço em primeiro lugar, e sim na qualidade. A frase “o barato sai caro” não é exagero nenhum nessa área: se o preço for o fator decisivo (ou único motivo) para você contratar uma hospedagem, prepare-se para ter problemas – no mínimo – com segurança, backups e instabilidade.
De qualquer forma, se seu projeto realmente não precisar de algo muito “top”, é possível sim encontrar uma opção boa e barata. A princípio há duas opções, na verdade: Hospedagem compartilhada e Construtores de sites.
Hospedagem compartilhada
A hospedagem compartilhada é o tipo de hospedagem mais barata que existe. O preço varia de empresa para empresa, mas o “conceito” é o mesmo: um servidor compartilhado entre diversos clientes, o que reduz custos para a empresa e proporciona preços mais competitivos.
É claro, nesse caso há algumas limitações. Você pode saber mais no link abaixo.
Confira: O que é hospedagem compartilhada
Construtores de sites
Construtores de sites estão em alta e oferecem diversas soluções prontas e personalizadas para diversos tipos de necessidades.
No caso da nossa parceira FicaOn, quando a mesma era um construtor de sites, era possível criar um site com apenas alguns cliques e o único valor cobrado era justamente o da hospedagem, que inclui a ferramenta de construção de sites instalada. Nesse tipo de hospedagem a limitação é ainda maior, porque você só pode criar sites, blogs e lojas virtuais utilizando a ferramenta da plataforma e não tem acesso ao FTP, por exemplo.
Como economizar com hospedagem
Se nenhuma dessas opções de hospedagem barata serve para seu projeto, é hora de perguntar: por que você quer economizar?
Sim, todo tipo de economia é bem vinda, mas é preciso um motivo – além de um planejamento para que a escolha certa seja feita.
Por exemplo: o preço da hospedagem do seu site aumentou, então você está querendo migrar seu site para outra hospedagem semelhante porém mais em conta. Outro exemplo: seu site cresceu e você precisa fazer um upgrade na hospedagem, o que vai ser muito caro.
O que normalmente acontece é o segundo exemplo, e nesse caso talvez a escolha errada tenha sido feita lá atrás: o seu site não foi desenvolvido de forma otimizada, então ele está consumindo muitos recursos do servidor e por isso um upgrade é preciso. Já vimos muitos casos assim, e muitas vezes a remoção de um script ou substituição de um plugin já serão o suficiente para você não precisar se preocupar em pagar mais caro por uma hospedagem.
Então, antes de mais nada, certifique-se de que seu site está bem feito. Investir nisso logo no começo irá gerar uma economia danada lá pra frente, visto que hospedagem é um custo mensal. Se precisar de um profissional desenvolvedor, você pode falar com nosso parceiro Fabio Lobo!
Planos de hospedagem barata
Quer uma hospedagem barata e de qualidade, com segurança e suporte experiente? Que tal a WOWF?
Oferecemos hospedagem compartilhada com diversas vantagens, além de e-mail profissional.