As melhores fontes de letras para sites
Procurando a família tipográfica ideal para seu projeto? Saiba mais sobre fontes ideais para o design de sites e outros projetos digitais.
As fontes de letras são uma parte importante na composição de sites. A escolha vai além do aspecto estético, já que a fonte tem um papel importante na acessibilidade e na leitura do conteúdo.
Por isso é importante conhecer as melhores fontes de letras disponíveis para sites.
A “cara” de um site pode mudar completamente a partir da tipografia escolhida. Por isso, criar o planejamento do site é muito importante.
E para escolher a “letra” ideal para o seu projeto é preciso saber, primeiramente, o que são fontes, conhecer suas variações e diferenças.
Nesse artigo você conhecerá quais são os tipos de fontes existentes, as diferenças entre elas e verá quais são as melhores fontes de letras para sites de acordo com o Google.
Índice
O que são fontes?
Toda coleção de caracteres, ou formato de letras, são conhecidas como fontes. Existe uma grande variedade de modelos de fontes para sites, com características e detalhes próprios, como curvatura e espaçamento, por exemplo.
Essas características são conhecidas como typeface. Ou seja, o estilo que é aplicado as letras daquela família tipográfica.
As letras para sites estão diretamente conectadas a facilidade de leitura do conteúdo. Como resultado, quanto mais simples forem, melhor será para o leitor.
No entanto, a escolha da fonte pode (e deve) levar em consideração diversos aspectos, como legibilidade, acessibilidade, estilo, design e usabilidade.
Por exemplo, em um site de apostas online, uma fonte mais “divertida” como a Play faz todo sentido. No entanto, essa fonte não “serve” para um site institucional, por exemplo.
Fontes com serifa e sem serifa: qual a diferença?
Ao visualizar as melhores fontes de letras para sites, você notará que algumas são mais “pontudas” do que as outras, que podem ser mais “arredondadas”.
As fontes com serifa são aqueles tipos de letras que tem pequenos traços em suas extremidades, tornando-as pontuadas.
Por outro lado, as fontes sem serifa não possuem nenhuma dessas características, sendo consideradas a versão mais bruta da letra.
As diferenças podem ser sutis para alguns, mas é importante conhecer a diferença pois a aplicação de fontes com e sem serifa variam de acordo com o tipo de projeto.
Para sites, as fontes mais utilizadas são as sem serifa. Isso acontece porque esse tipo de letra apresenta uma melhor legibilidade para os leitores.
Por conta da luminosidade das telas dos dispositivos eletrônicos, os leitores costumam forçar um pouco a vista.
A utilização de letras sem serifa ajudam na hora da leitura, demandando menos da visão. E, assim, melhorando a experiência dos usuários de maneira geral.
O que são WebFonts?
As fontes são tipos de letras que foram criadas para serem utilizadas em diferentes tipos de meios de comunicação e plataformas. São utilizadas em livros, jornais, revistas, sites e em qualquer outra mídia que utilize conteúdo em forma de texto.
Já as WebFonts são diferentes, já que elas foram criadas especificamente para serem utilizadas na internet.
No início as WebFonts eram de uso exclusivo. Essas fontes eram comercializadas por empresas que criavam tipografias personalizadas para empresas e marcas.
Dessa maneira, sites que tinham suas próprias acabavam se destacando dos concorrentes.
Porém, com o passar do tempo, as WebFonts foram liberadas gratuitamente e hoje em dia é possível encontrar uma grande variedade de fontes personalizadas e exclusivas em diversos sites.
O que são Safe Fonts, ou System Fonts?
Ao procurar por fontes para utilizar em seus sites, você vai se deparar com algumas bens comuns, como Arial, Comic Sans MS, Courier New, Georgia, Impact e muitos outras.
Esses tipos de letras são conhecidas como Safe Fonts, ou System Fonts.
Esse tipo de tipografia é considerado o mais seguro, pois é bem provável que essas fontes seguras estejam instaladas no dispositivo do usuário, seja computador ou smartphone.
Dessa maneira, as chances dos caracteres aparecerem são altíssimas, não prejudicando, assim, a apresentação do conteúdo de seu website.
Quais são as melhores fontes para sites?
Veja, a seguir, uma lista com as 10 melhores web fonts de acordo com o Google Fonts:
1. Roboto
Criada por Christian Robertson
A Roboto é uma fonte que tem uma dualidade natural. A sua estrutura e suas formas são, em grande parte, geométricas. Ao mesmo tempo, essa fonte apresenta curvas abertas e amigáveis, demonstrando sua natureza dupla.
2. Open Sans
Criada por Steven Matteson
A Open Sans é uma fonte humanista que contem 897 caracteres. A fonte foi projetada com uma tensão vertical, formas abertas e uma aparência neutra, sendo otimizada para web e interface móveis.
3. Noto Sans
Criada por Google
A Noto Sans é uma família de fontes que tem como principal objetivo oferecer suporte a todos os idiomas do mundo. A fonte possui seis estilos diferentes.
4. Lato
Criada por Lukasz Dziedzic
A Lato é uma família tipográfica sem serifa criada em 2010 pelo designer Łukasz Dziedzic.
5. Montserrat
Criada por Julieta Ulanovsky, Sol Matas, Juan Pablo del Peral, Jacques Le Bailly
Essa fonte é inspirada nos antigos cartazes e placas do bairro de Montserrat, localizado em Buenos Aires. Projetada originalmente por Julieta Ulanovsky, em 2017 foi atualizada e redesenhada.
6. Source Sans Pro
Criada por Paul D. Hunt
A Source Sans Pro é a primeira família de fontes open source da Adobe. É uma fonte sem serifa desenhada para funcionar bem em interfaces de usuários.
7. Roboto Condensed
Criada por Christian Robertson
A fonte carrega as características da webfont Roboto. Essa fonte pertence a família Condensed, que pode ser usada junto com a família Roboto normal e a família Roboto Slab.
8. Poppins
Criada por Indian Type Foundry, Jonny Pinhorn
A Poppins é uma fonte geométrica sem serifa que está ganhando popularidade rapidamente. A fonte oferece suporte para os sistemas de escrita Latino e Devaganari, possuindo, assim, uma abordagem internacionalista do gênero.
9. Oswald
Criada por Vernon Adams, Kalapi Gajjar, Cyreal
A Oswald é uma reformulação do estilo clássico historicamente representado pelas fontes sem serifa “Alternate Gothic”. A fonte foi projetada para ser usado livremente na Internet por navegadores da web em computadores desktop, laptops e dispositivos móveis.
10. Inter
Criada por Rasmus Andersson
Com nove pesos diferentes (do 100, “Thin”, ao 900, “Black”), a Inter é uma das fontes sem serifa mais modernas e utilizadas no mundo atualmente. E detalhe: ela foi lançada oficialmente apenas em 2017.
Essas são as melhores fontes de letras para sites. No site do Google Fonts é possível encontrar outras fontes – é só navegar para encontrar uma imensidão de tipos de letras.
De qual você gostou mais? Lembre-se que a escolha de uma fonte envolve diversos fatores que vão além da parte estética.
Créditos das imagens: Freepik e Fabio Lobo.