Como testar se seu e-mail marketing é spam

Testar se seu e-mail marketing é spam é mais fácil do que parece: Conheça a ferramenta Mail-Tester e valide suas peças de e-mail antes de dispará-las!

Já parou pra pensar que você pode estar com um retorno baixo com suas campanhas de e-mail marketing porque suas mensagens estão sendo interpretadas como spam? Mas por que isso acontece? Caso esteja se perguntando, sim, é possível testar se seu e-mail marketing é spam – ou ao menos considerado como.

Há diversas ferramentas que oferecem esse tipo de serviço, e muitas delas são gratuitas. Aliás, nesse post mesmo vamos falar sobre uma solução grátis para testar seus e-mails!

Teste anti-spam para e-mail marketing

testar se seu e-mail marketing é spam
Conheça uma ótima solução para testar se seu e-mail marketing é spam!

Você sabia que algumas palavras, imagens ou códigos em uma mensagem de e-mail podem fazer com que ela seja considerada spam? Pois é! E sabe o que é pior? Muitas vezes você não vai identificar o problema e vai acabar desperdiçando vários disparos.

Para uma validação de mensagens como e-mail marketing, newsletters e afins, sugerimos a ferramenta Mail-Tester: ela gera um relatório de sua peça de e-mail e informa o que você pode ajustar e melhorar, gerando uma nota para sua mensagem: quanto maior a nota, menor a probabilidade de seu e-mail ser interpretado como spam.

Como utilizar o Mail-Tester

É muito fácil!

Para testar sua mensagem de e-mail, acesse o Mail-Tester e copie o endereço de e-mail que aparece na tela, e então envie sua peça para esse e-mail. Após o disparo, volte para o Mail-Tester e clique no botão azul (“Then chek your score”) – o relatório será gerado. Basta verificar todas as informações e fazer as melhorias necessárias.

Utilize o teste novamente até conseguir a maior nota possível!

Meus e-mails nunca mais serão interpretados como spam?

Não é bem assim. O Mail-Tester faz uma validação “básica” da sua peça de e-mail marketing, mas mesmo conseguindo a pontuação máxima seu e-mail poderá ser interpretado como spam sim – afinal, isso depende de vários fatores: cada filtro anti-spam funciona de forma diferente, alguns usuários criam filtros próprios para mandar alguns tipos de mensagem diretamente para a pasta de spam e por aí vai.

Então, tenha em mente que o Mail-Tester é uma ferramenta que irá te ajudar a não cair na pasta de spam comentendo erros bobos ou imperceptíveis, por exemplo, além de verificar se seu IP está em blacklists.

Aproveite e também faça uma limpeza em seu mailing.

Importante: testar se seu e-mail marketing é spam não é só isso!

Conseguiu nota máxima no Mail-Tester? Ótimo! Mas só isso não é o bastante.

Compra de listas de e-mail e envio de e-mail marketing para quem não autorizou o recebimento do mesmo são consideradas práticas de spam. Então, certifique-se de enviar mensagens apenas para a sua base, e que todos os cadastrados dessa base tenham autorizado que você envie e-mails para eles.

Certifique-se também de estar usando uma ferramenta de disparo de e-mail marketing que seja confiável e que não tenha IPs em blacklists, por exemplo.

Falando nisso, já conhece os serviços da WOWF?

Por WOWF em 14 de fevereiro de 2017 (atualizado em 29 de março de 2019)

Hospedagem Premium para WordPress

Serviço Ultra Gerenciado para você não ter trabalho nenhum.