Como planejar um site da criação ao lançamento
Você quer lançar um site mas não sabe por onde começar? Saiba como planejar um site para evitar desperdícios e dores de cabeça.
Você acabou de perceber que precisa planejar um site profissional para seu negócio mas não sabe por onde começar?
Ou então quer sair à frente do mercado e garantir que o seu empreendimento já tenha um site quando este se tornar realmente necessário?
Se você se encaixa em uma dessas situações, fique tranquilo que vou te ajudar a planejar um site do zero.
Neste artigo você encontrará tudo o que precisa saber – desde a criação até o lançamento de um site.
Índice
Por que eu devo criar um site?
Bom, qualquer pessoa que deseja autonomia e expansão no seu negócio deve criar um site próprio.
Afinal, as redes sociais, apesar de ajudarem muito na divulgação de produtos e serviços, são plataformas independentes que nós apenas utilizamos para produzir conteúdo e gerar negócios.
Assim, qualquer problema que aconteça dentro desses canais fogem do nosso controle e corremos o risco de perder todo o conteúdo e a comunidade que construímos.
Você precisa ser dono do seu conteúdo!
Você se lembra do último bug do Google?
Há alguns meses atrás, a Internet parou por causa da instabilidade do Google. Milhões de usuários não puderam trabalhar ou estudar pois dependiam dos arquivos, documentos e e-mails hospedados na plataforma.
O que eu quero dizer é que é impossível prever o dia de amanhã – então quanto melhor preparado você estiver, menos consequências sofrerá.
Você também deve ter um site se vende ou deseja vender produtos e serviços de maneira escalável. Afinal, como as redes sociais não foram pensadas inicialmente para gerar vendas, pode ser um trabalho cansativo administrar manualmente um volume alto de vendas.
Mas, de qualquer forma, um site possui diversas funções para além do e-commerce.
Você pode criar um site para ganhar autoridade no mercado, criar um relacionamento com a sua audiência ou ser encontrado no Google, por exemplo.
Quanto custa um site?
O preço de um site vai depender de diversos fatores.
Você vai contratar um freelancer ou uma agência especializada em criação de sites? Quer um projeto complexo ou uma estrutura mais simples?
De qualquer forma, os preços no mercado podem variar de R$ 100,00 até mais de R$ 20.000,00.
Sendo assim, criei um resumo de o que você pode encontrar de acordo com o orçamento que tiver.
Até R$ 100,00
É bem provável que nesta categoria você encontre apenas iniciantes ou amadores.
Se esse for o seu orçamento no momento, a maneira mais fácil de ter um site é através de um criador de sites – mas você terá um resultado bem básico.
Uma boa sugestão é trabalhar com o wordpress.com. Além de permitir que você crie um site de forma gratuita, os resultados são minimamente satisfatórios.
Entre R$ 101,00 e R$ 1.000,00
Com esse valor você até encontra boas opções no mercado – mas não tão profissionais.
Com mil reais, a sua melhor opção é contratar alguém que trabalhe com temas prontos para WordPress, ou então comprar um tema e montar você mesmo seu próprio site.
Entre R$ 1.001,00 e R$ 3.000,00
É aqui que as opções começam a melhorar. Mas pode ser que você ainda encontre um ou outro amador oferecendo muito e entregando quase nada.
Por isso, é importante ficar atento para não contratar profissionais que entreguem sites mal feitos.
O WordPress segue sendo a melhor opção, mas agora com uma estrutura muito mais personalizada.
Entre R$ 3.001,00 e R$ 8.000,00
Se na última faixa de preços as coisas começam a melhorar, aqui você pode ficar praticamente despreocupado.
Com esse orçamento é possível encontrar profissionais qualificados e adquirir um site com layout exclusivo e com um bom desempenho.
Entre R$ 8.001,00 e R$ 15.000,00
Se este for seu orçamento, o céu é o limite!
Dificilmente o seu site será comparado a outros do mercado. A não ser que seu projeto tenha uma complexidade que exija um investimento ainda maior.
Acima de R$ 15.001,00
Esse valor normalmente é cobrado por agências grandes. Ou então, como comentei acima, para projetos com nível de complexidade elevado.
Entretanto, em todos os casos é importante tomar cuidado para não cair em nenhuma armadilha.
Busque indicações, pesquise as referências e peça o portfólio de todos os profissionais que você entrar em contato.
Posso começar com um site grátis?
Se o seu negócio é pequeno ou se o site não é um recurso necessário para que você gere oportunidades, você não só pode como deve começar com um site gratuito.
Como foi mencionado no primeiro tópico, é possível garantir bons resultados com sites baratos ou até mesmo sem custos.
Mas tentar criar um site sozinho, sem nenhuma experiência prévia, pode ser um pouco cansativo.
Ou seja, não importa para qual lado você corra, sempre vão existir pontos positivos e negativos.
Vantagens em criar um site grátis
- As ferramentas são intuitivas e fáceis de usar
- Existem vários layouts prontos e gratuitos
- É super simples para colocar no ar
- Muitas ferramentas já vêm com o SEO básico
Desvantagens em criar um site grátis
- Os templates e as ferramentas são limitadas
- O desempenho do site é lento
- Não é profissional e transmite amadorismo
- Não é possível ter um domínio próprio
Quero criar o meu site: por onde começar?
Bom, você já sabe porque deve criar um site, quanto custa um bom site e quais são os prós e os contras de optar por um site gratuito.
Mas para contratar alguém e não ser passado para trás, ou até mesmo para construir o seu próprio site, é bom que você entenda o processo de planejamento e criação de um site.
Dessa forma, você vai ficar por dentro de tudo o que está acontecendo, não se sentirá perdido (a) e poderá cobrar o que, de fato, foi contratado.
A criação de um site deve ter, pelo menos, 4 etapas:
- Pesquisa
- Planejamento
- Criação
- Lançamento
Nos próximos tópicos você vai entender melhor o que deve ser feito em cada parte do processo.
1. Pesquisa
A tarefa é “simples”: pesquisar, estudar e coletar todas as informações que serão necessárias para montar seu site de maneira completa e profissional.
Tratar a pesquisa e o planejamento como tópicos separados traz mais clareza no objetivo e na captação das informações.
Assim, quando chegar a hora de planejar, você saberá exatamente o que precisa ser feito.
1.1. Domínio
Antes de iniciar qualquer pesquisa, você precisa registrar o seu domínio. Esse é o primeiro passo antes de qualquer ação dentro de um planejamento.
Até porque sem um domínio registrado você corre o risco de precisar refazer todo esse processo.
Quer saber então como escolher um bom domínio para o seu site?
- Use extensões conhecidas (.com, .net, .org);
- Prefira domínios curtos;
- Pense em nomes que reflitam a personalidade da sua marca;
- Evite termos com hífen e sequência numérica;
1.2. Benchmarking
Benchmarking é um termo muito conhecido na área de Marketing, e nada mais é que uma pesquisa profunda sobre a sua concorrência.
Para fazê-la, basta visitar os sites dos seus concorrentes e analisar:
- Quais informações são recorrentes?
- Quais são os pontos positivos e negativos?
- Sentiu dificuldade para encontrar alguma informação?
- Quais as cores mais utilizadas no layout?
Feita essa análise, perceba que você tem informações valiosas nas mãos:
- O que tem dado certo?
- O que você não deve fazer?
- Quais processos você deve simplificar?
É o famoso “aprender com o erro” (e acerto) dos outros.
Além da parte visual, analise também os dados de rankeamento da sua concorrência:
- Em que posição do Google eles aparecem?
- Quais as principais palavras chaves ranqueadas?
- Quais são as páginas mais acessadas?
Certamente essas perguntas vão te ajudar mais à frente a produzir o conteúdo do site e decidir quais páginas não podem faltar.
1.3. Referências
Pesquisar referências inegavelmente é um dos processos mais prazerosos do planejamento.
É uma oportunidade para aflorar o seu lado criativo e trazer mais informações para o benchmarking.
E você nem precisa se apegar ao seu segmento – na verdade, você pode e deve analisar sites de outras áreas para enriquecer a pesquisa.
Sobretudo, lembre-se de explorar outros sites levando em consideração que:
- O layout de um site deve transmitir a personalidade da marca;
- Diagramação e hierarquia das informações são importantes;
- Sites precisam ser fáceis de navegar.
1.4. Hospedagem
O último passo da pesquisa é escolher um bom serviço de hospedagem para o seu site.
Esses são os três pilares que fazem um serviço de hospedagem valer a pena:
- Estabilidade
- Segurança
- Suporte
Se as suas opções não oferecem tais recursos, repense a sua escolha.
Como já foi mencionado, uma boa pesquisa evita muitos problemas desagradáveis.
2. Planejamento
Se você construiu passo a passo a sua pesquisa, com certeza o seu planejamento será muito mais simples de ser feito.
Isso porque você já tem todas as informações necessárias para planejar o seu site com absolutamente tudo o que ele precisa.
Vamos fazer um rápido checklist:
- O seu domínio está registrado?
- Você compreende porque os sites bem ranqueados no Google ocupam essa posição?
- Você já tem uma noção visual do que deseja para o seu site?
Se as respostas foram positivas, você já está preparado (a) para começar o planejamento do seu site.
2.1. Estrutura do site
Como mencionei, você já reuniu todas as informações necessárias para montar uma boa estrutura de site.
Então comece recolhendo a pesquisa feita na primeira parte do artigo, e a transforme em um projeto concreto.
Um ponto importante: entender a sua persona (ou seja, o seu cliente ideal) pode facilitar muito a criação do site.
Por isso, se faça as seguintes perguntas:
- “Quais os objetivos do meu site?”
- “O que o meu cliente precisa ver ao acessá-lo?”
- “Quais sentimentos e sensações que quero despertar no meu cliente?”
Preste atenção: não é apenas o que o seu cliente deseja, mas o que ele PRECISA ver e sentir para atingir o objetivo do site – seja ele vender, capturar um e-mail, solicitar contato, etc.
Tendo isso em mente, fica mais fácil pensar em tudo o que seu site precisa ter.
Um bom exercício é fazer um mapa mental e anotar todas as páginas, sub páginas e seções possíveis.
Ah! Não se esqueça dos pontos de contato com o usuário, como os formulários e o campo “fale conosco”.
2.2. Conteúdo do site
Como nem tudo são flores, a parte cansativa chegou e o trabalho duro começa agora.
Depois de fazer o planejamento, é hora de produzir o conteúdo que dará vida ao site.
Você pode planejar o conteúdo conforme o layout criado, ou criar o layout de acordo com o conteúdo criado.
Essa é uma escolha muito pessoal, mas sugiro a segunda opção: criar primeiro o conteúdo, depois o layout.
3. Criação
Aqui finalmente o site em si começa a ser trabalhado!
3.1. Criação de layout
Finalizou a estrutura e os conteúdos? Ótimo! Então agora vem a melhor parte: trabalhar o layout.
O layout de um site é a maneira como você vai organizar as informações que serão inseridas nas páginas.
Vvocê já tem as referências levantadas lá na pesquisa, então agora é só definir os elementos gráficos e como será a diagramação dos textos do site.
Lembrando que as referências devem ser usadas apenas como inspiração, ok?! Afinal, copiar o layout de um site é crime, além de ser imoral e antiético.
Veja as principais características que um bom site deve ter:
- Legibilidade: tipografia legível, equilíbrio no uso das cores e hierarquia de informações.
- Navegabilidade: layout intuitivo e conteúdo acessível.
- Interatividade: pontos de contato do usuário com a marca, como formulários, chat, fale conosco, etc.
3.2 Desenvolvimento
Essa é a parte em que você menos irá participar.
Lembrando que a criação e o desenvolvimento técnico do site deve ser feito por um profissional qualificado e com conhecimento sobre Web Design, Front-end e Back-end.
Assim que o site for finalizado, separe um tempinho para verificar se tudo está funcionando corretamente.
Navegue por cada página, verifique se todos os botões estão direcionando para o lugar certo, preencha os formulários de contato etc.
4. Lançamento
Se depois de testar você concluir que tudo está funcionando corretamente, é só colocar o site no ar!
Só não se esqueça de mantê-lo sempre atualizado, realizar manutenções periódicas e acompanhar seus resultados.