Como atualizar o WordPress, Plugins e Templates

Seu WordPress está desatualizado? Então atualize-o imediatamente! Saiba como fazer a atualização do WordPress, além de plugins e templates.

Atualizar o WordPress é muito fácil, mas muita gente não o faz – seja por esquecimento ou por não saber a importância das atualizações.

O objetivo desse post é não só explicar como é feita uma atualização de WordPress, Plugins e Templates, mas também quais são os riscos ao não fazer atualizações e os problemas que uma atualização pode trazer.

Como atualizar o WordPress

Você pode fazer tudo com um clique: atualizar o WordPress, atualizar plugins e atualizar templates tudo na mesma página! Siga o passo-a-passo abaixo.

Passo 1: Faça um backup

Importantíssimo: baixe todos os seus arquivos e também o banco de dados. Alguns plugins fazem isso automaticamente, e no caso da hospedagem da WOWF há o backup automático diário… mas, ainda assim, fazer um backup minutos antes da atualização é o mais recomendável.

Passo 2: Verifique as atualizações

atualizações wordpress
Exemplo de notificação de atualizações do WordPress

No canto superior esquerdo do dashboard do WP aparecerá quantas atualizações estão pendentes. Ao passar o mouse em cima você poderá ver quais tipos de atualização devem ser feitas. Clique no link.

Passo 3: Atualize tudo

atualizar plugins wordpress
Exemplo de atualização de plugins do WordPress

Ao clicar no link do passo anterior, abrirá uma nova página com todos os tipos de atualização possível. Acima há uma imagem referente a atualização de plugins – há um plugin desatualizado. Basta selecioná-lo e clicar em “Atualizar plugins”. Para o atualização de templates o procedimento é o mesmo, e para o WordPress, que fica logo no topo da página, basta um clique!

Passo 4: Teste!

Agora que está tudo atualizado, teste seu site, blog ou loja virtual para ver se está tudo em ordem. Faça todos os tipos de teste possíveis – se houver alguma coisa errada, recupere o backup.

Riscos ao não atualizar o WordPress

Não atualizar não só o WordPress, mas também seus plugins e templates, podem trazer sérios riscos ao seu projeto.

  • Insegurança: Algumas atualizações são de segurança. Se você não atualiza, seu WordPress estará vulnerável. Sim, o WP pode sofrer ataques, ser invadido e até mesmo “pegar vírus”.
  • Instabilidade: Algumas atualizações são para corrigir bugs. Então, ter um WP desatualizado é poder se deparar com diversos problemas que podem deixar seu projeto instável (ou fazê-lo parar de funcionar de vez).
  • Recursos: Algumas atualizações trazem novos recursos, e outros recursos são abandonados com o tempo. Não atualizar seu WP é deixar de usar novas funções e poder ficar na mão com recursos obsoletos.
  • Queda no Google: Um site inseguro (principalmente infectado) e instável perde muitos pontos com o Google. Se você não atualizar o WordPress, correrá o risco de ver seu site caindo nas buscas.
  • Banimento: Muitas hospedagens acabam banindo sites, blogs e lojas virtuais em WordPress que não estão com as atualizações em dia. Se você não quer ver seu projeto fora do ar, atualize tudo sempre!

Problemas ao atualizar o WordPress

Sim, atualizar o WordPress, plugins e templates também pode trazer alguns problemas…

  • Bugs de versão: Alguns plugins e templates são abandonados e deixam de ser atualizados, daí vem uma nova atualização do WordPress que acaba fazendo esses plugins “quebrarem”. Então, não adianta só manter tudo atualizado: é preciso olhar constantemente se tudo está recebendo atualizações e fazer substituições necessárias.
  • Conflitos: Alguns plugins e templates ganham novas funcionalidades que acabam entrando em conflito com funções de outros plugins. Às vezes uma nova configuração não é o bastante e uma substituição deve ser feita.
  • Mau funcionamento: Um plugin ou template pode ser atualizado constantemente, mas ainda assim há riscos de conflito. Se uma nova versão do WordPress sai e traz algum recurso novo ou tem alguma alteração de recurso atual, o plugin ou template pode parar de funcionar ou até deixar o site fora do ar, dependendo de sua função. Só aguardando por uma atualização para corrigir esse problema – ou seja, é preciso fazer testes e pesquisas na comunidade pra saber se está tudo estável antes de atualizar tudo. Complicado, né?
  • Template mal personalizado: Algumas pessoas optam por comprar templates prontos e fazer personalizações nele. Dependendo da personalização, ela pode ser totalmente excluída em uma atualização do plugin. Então, é preciso ficar atento a isso e fazer alterações necessárias para que esse tipo de coisa não aconteça.
  • Instabilidade: Às vezes uma atualização muito recente não está totalmente estável, aí bugs poderão quebrar seu site. Então, backups são imprescindíveis!

Suporte e manutenção para WordPress: Atualizações e muito mais!

Se quiser atualizar seu WordPress, além de plugins e templates, mas tem receio que algo de errado aconteça, está sem tempo para isso ou nunca se lembra de fazer as atualizações, contrate um profissional!

Confira: Suporte e Manutenção para WordPress

Por WOWF em 8 de dezembro de 2016 (atualizado em 29 de março de 2019)

Hospedagem Premium para WordPress

Serviço Ultra Gerenciado para você não ter trabalho nenhum.